Hospedagem Cloud pode ajudar na segurança da minha empresa?

hospedagem cloud

Uma Hospedagem Cloud em suas aplicações podem ser uma saída bastante eficaz em diversos aspectos, e neste artigo iremos dar vários motivos para que você possa entender como uma solução Cloud pode ser interessante para sua empresa.

Quando falamos de aplicações mesmo que na internet entenda que todos os seus arquivos e acessos estarão guardados em um equipamento físico no fim das contas. Não importa se é um site ou um CRM, sempre tem um software e um hardware trabalhando pra você.

Em uma hospedagem cloud você coloca uma barreira entre o servidor físico e a nuvem, mesmo havendo ataques, há tempo hábil de se não propagar e mecanismos de restauração rápido para evitar a suspensão dos acessos por longos períodos.

Por estes motivos acima mencionados soluções Cloud têm sido mais utilizadas por profissionais sérios de tecnologia.

Por ser menos suscetível a falhas causadas por hardware devido a ser alocado na internet, sua aplicação não está sujeita a situações que poderiam atingir servidores internos.

Os dados são criptografados e de acesso controlado dando maior segurança e minimizando os riscos de um malware infectar suas aplicações, por exemplo. O sistema ainda possibilita um controle de acesso, controlando quem acessa e faz o que na aplicação.

Empresas como a Online Data Cloud ainda oferecem suporte especializado, garantindo assim o serviço sempre funcionando e seguro, além de reduzir custos com atualização de software e outros recursos que reduzem absurdamente os custos da sua empresa, sem contar com a economia de ter um profissional Sênior à frente de sua infraestrutura.

Poder fazer um backup das suas aplicações sem o ônus de obter um equipamento físico ou sistemas tradicionais é um outro fator muito importante a ser considerado em uma hospedagem cloud. Em um cenário onde seus dados foram de certa forma corrompidos por alguma falha de segurança ou até mesmo erros no desenvolvimento, uma restauração de dados eficiente e rápida geral economia de tempo e recursos.

Outro fator importante é a infraestrutura interna, imagine um servidor dentro da sua empresa, além do investimento necessário e pessoal profissional para manter o servidor rodando, ainda existe o risco de um HD danificado e você perder todos os dados.

A flexibilidade de espaço em uma Hospedagem Cloud é um ponto a ser considerado, pague apenas pelo o que utilizar é uma regra de ouro no mundo de tecnologia, investimentos em recursos não utilizados é um erro grave, e a escalabilidade pode ser pra cima ou pra baixo, poder ter essa possibilidade com certeza vai reduzir seus custos.

A Online data cloud conta com engenheiro de dados que em todos os projetos dimensiona a sua necessidade ao plano de hospedagem certa, o que além de oferecer performance vai consumir somente o necessário, sem desperdícios.

Com a pandemia, mais empresas se viram obrigadas a dar acesso aos seus colaboradores remotamente e acredita-se que com a economia gerada com o trabalho home office muitas empresas mesmo após a pandemia vão aderir o modelo de trabalho ao seu negócio. Por este motivo o acesso de forma segura aos colaboradores é um fator importante e uma solução bem configurada em Cloud supre completamente essa necessidade.

 

Como técnicos certificados podem fazer diferença em uma hospedagem cloud?

Quem utiliza servidores já sabe o quão ruim às vezes é a experiência de ser atendido por um suporte tipo telemarketing, ainda mais quando do outro lado não se tem experiência em entender o problema.

Um detalhe importante para quem vende online é não parar sua aplicação. Imagine a situação, onde investimentos com infra estrutura, campanhas de marketing e a credibilidade do seu negócio são afetados com alguma paralisação dos serviços.

Em alguns casos se perde mais de 2 horas em telefonemas, chat e direcionamentos para departamentos. O usuário é jogado de um lado pro outro, o tempo passa e nada é resolvido.

Raramente empresas de hospedagem oferecem um suporte especializado, e falando do mercado brasileiro, é mais evidente ainda. Soluções engessadas de baixo custo representam mais de 95% deste mercado.

Um questionamento importante a ser feito é que se o suporte é ruim quem cuida da infra estrutura? São técnicos certificados que sabem realmente o que estão fazendo?

Certificações como AWS, Azure, G Cloud ou Linux são bem específicas e demandam tempo tanto na formação como no amadurecimento profissional. Entender como a empresa onde você hospeda seus sites tem pessoal qualificado é um fator importante a ser considerado.

Um time técnico sênior (Experiência máxima no assunto) trabalha em soluções antes de acontecer um ataque cibernético, protegendo a raiz do problema e criando situações de contenção de crise.

Sempre ao consultar uma empresa de hospedagem como é a estrutura de atendimento dela, e quem vai lidar com as situações do dia a dia, será um técnico certificado que vai enxergar o problema logo ou um atendente de telemarketing que vai apenas abrir um protocolo ao qual sabe deus quem vai dar o feedback depois.

Soluções antivírus

Os ataques hackers não são destinados a usuários comuns, e servidores web constantemente sobre ataques, o que pode desde uma simples paralisação dos serviços em derrubar um servidor até corromper todas aplicações hospedadas no servidor.

Na grande maioria dos casos o antivírus é uma solução baseada em um banco de dados, e a cada descoberta de um vírus novo os dados deste vírus é incluído na varredura que é realizada na máquina do usuário e o mesmo acontece no servidor.

Caro leitor pode estar se perguntando “Banco de dados?”, sim o comportamento padrão é esse, portanto se o antivírus contratado em sua hospedagem ou computador não tem ainda informação sobre um novo malware por exemplo, com certeza não terá eficácia contra o ataque.

Se agora você ficou preocupado, calma! Existem soluções modernas que têm eficácia contra qualquer vírus, seja ele conhecido ou não, e a forma de entender se está sendo atacado ou não, fica a cargo de uma inteligência artificial que se baseia no comportamento do usuário e de processamento de dados protegendo seu servidor em tempo real ainda oferece proteção contra aplicativos potencialmente indesejados (PUAs) como lixo eletrônico.

Um exemplo de anti vírus de alto nível é o Sophos, que além de oferecer segurança para ameaças em tempo real, há também opções de configuração para proteção do registro mestre de inicialização (MBR), que irá impedir que um ransomware interfira no antivirus e na proteção contra ransomware, que é rodada remotamente.

Outro recurso interessante do antivírus Sophos oferece são:

  • Endpoints seguros
  • Caçar ameaças
  • Gerenciar ambiente de nuvem
  • Proteja os servidores
  • Gerenciar firewalls
  • Configurar Wi-Fi
  • Proteja dispositivos móveis
  • Rastreie seus alertas
  • Dispositivos e dados seguros

Consulte seu serviço de hospedagem sobre soluções em antivírus disponíveis para você
e mantenha sempre suas aplicações à prova de ataques. Caso deseje mais informações sobre o antivírus Sophos clique aqui e fique informado sobre esta solução de alto nível para suas aplicações.

Por : Online Data Cloud

Leia também

Assine nossa NewsLetter

Fique por dentro das novidades Tecnológicas

Acompanhe nosso Canal

Vídeos exclusivos sobre tecnologia

Acompanhe nossas Redes Sociais